Publique

Terra Boa conquista vaga no PNAT pelo segundo ano consecutivo

O PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens) acaba de divulgar a lista dos animais selecionados para sua 7ª bateria. Dos 60.560 animais pré-classificados na primeira fase, apenas 23 touros jovens passam a integrar o time PNAT 2016. Entre os reprodutores eleitos da raça Nelore está GUN Terra Boa, que pertence à Fazenda Terra Boa, de propriedade do criador José Luiz Niemeyer dos Santos. GUN Terra Boa tem 20 meses e é TOP 4% no Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ). Agora, o animal segue para coleta de sêmen, que será distribuído aos rebanhos colaboradores do PNAT em todo o país.

O anúncio dos vencedores da 7ª edição do PNAT foi feito pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na sexta-feira (26/08), durante a ExpoGenética 2016, feira que reúne apenas animais avaliados pelos programas de melhoramento genético de zebuínos do Brasil. Mais de 500 pessoas participaram da solenidade, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

O touro GUN Terra Boa entra para o seleto grupo do PNAT, que até 2015 tinha 74 animais com doses de sêmen inseminadas em 1.239 rebanhos. Este é o segundo ano consecutivo que a Fazenda Terra Boa tem um animal classificado no PNAT. Em 2015, o touro Fantoche Terra Boa integrou a 6ª bateria do programa, e, hoje, tem sêmen distribuído pela Central Bela Vista.

Para chegar à bateria do PNAT 2016, o reprodutor da Fazenda Terra Boa passou por um rigoroso filtro de seleção da ABCZ, que engloba várias etapas. A última, realizada na ExpoGenética, envolve a votação de criadores, técnicos da ABCZ e representantes das centrais de inseminação. “O PNAT continua com sua proposta original, que é identificar os melhores machos dentro da safra de todo o país baseados na Avaliação Genética do PMGZ. A avaliação conjunta de criadores e técnicos de todo o Brasil e ainda das Centrais de Inseminação é um processo contínuo e democrático que está crescendo ano a ano.”, diz Lauro Fraga, gerente de Melhoramento/Pró-Genética da ABCZ.

Sobre a Terra Boa

O criador José Luiz Niemeyer dos Santos seleciona a raça Nelore há mais de 50 anos, em Guararapes/SP. Desde então, vem fazendo história na pecuária nacional e investindo em tecnologia, sempre respeitando o meio ambiente. Para ofertar reprodutores, matrizes, tourinhos, prenhezes e embriões com a qualidade que o mercado merece, utiliza os mais modernos recursos e tecnologias. Sempre com o propósito de extrair o melhor da Terra Boa.

Informações para imprensa | Grupo Publique