Publique

Expo MS aquece mercado de Senepol no Mato Grosso do Sul

Acontece até o próximo dia 25 de agosto, a EXPO/MS – Exposição Agropecuária do Mato Grosso do Sul – organizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).

Um dos maiores eventos agropecuários do Estado movimenta milhões de reais com a promoção de leilões e exposição de várias raças, com destaque para a melhor e mais moderna genética bovina da atualidade.

Realizado no tradicional Parque de Exposições Laucídio Coelho, o evento conta com uma excelente estrutura e dentro da programação está a exposição de excelentes animais da raça Senepol.

Detentor do segundo maior rebanho Senepol do país, com aproximadamente 6,6 mil exemplares, o Mato Grosso do Sul vem abrindo espaço para a criação da raça muito adaptável ao clima tropical. Sua versatilidade e qualidades específicas podem ser conferidas pelos pecuaristas e entusiastas que puderam adquirir reprodutores e matrizes direto com criatórios participantes da mostra, entre esses, exemplares do criatório Senepol San.

Localizado no Pantanal Sul, o criatório ofertou durante a EXPO/MS 2016, dez touros, seis doadoras e um pacote de embriões da Genética SAN. O remate aconteceu entre os dias 15 a 19 de agosto, pelo Programa Vitrine, com inserções exclusivas pelo Canal do Boi e AgroCanal.

“O Senepol está sendo descoberto cada vez mais no Brasil. O cruzamento industrial é usado como uma forte opção para a produtividade da fazenda agregando melhorias de rentabilidade, produtividade e terminação em um menor espaço de tempo – em até oito meses, encurtando o ciclo da fazenda desde a emprenha até o abate. Resultado de lucratividade”, destaca Carolina Coelho, da Senepol San.

Carol fala ainda sobre as características produtivas do Senepol – destaque para a sua heterose com outros zebuínos como o Nelore. “Essa heterose resulta na precocidade sexual, ganho de peso e rentabilidade. O Senepol cobre a campo nos lugares mais quentes do Brasil, mesmo em fazendas que não fazem uso de altas tecnologias como IATF e IA, por isso, é utilizado como uma ferramenta para o cruzamento Industrial para produzir mais carne nas fazendas brasileiras a campo. O mercado também está olhando mais para as fêmeas que tem facilidade para aumentar o plantel”, explica.

Raça – Dados da ABCB Senepol, hoje, são mais de 45 mil cabeças de gado em todo o Brasil e cerca de 420 criadores. Introduzido no início dos anos 2000, Minas Gerais integra o primeiro lugar do ranking de criação com cerca de 13,2 mil cabeças, em seguida o Mato Grosso do Sul, logo depois, o Mato Grosso.