Publique

Brasil defende acesso da carne bovina ao mercado japonês

Em reunião bilateral, em Tóquio, representante do Mapa afirma que pauta de negociações incluiria ainda frutas e lácteos

O governo brasileiro pretende negociar com o japonês a abertura do mercado para a exportação de carne bovina. Foi o que disse nesta quarta-feira (5/10) o secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Eumar Novacki, ao participar de reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, em Tóquio.

De acordo com informações divulgadas em nota pelo próprio Ministério, Novacki informou que as negociações poderiam se concentrar primeiro em carne bovina termoprocessada. Posteriormente, poderia ser discutida a abertura para o produto in natura. Produtos como frutas e lácteos também entrariam na pauta.

De outro lado, o governo brasileiro estaria disposto a abrir mercado para a importação de carne bovina da raça japonesa Wagyu. Chamado também de Kobe beef, é considerado um dos mais saborosos do mundo em matéria de carne e possui alto valor de comercialização.

Energia

Ainda conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura, a reunião de representantes do Brasil e do Japão tratou de temas como meio ambiente e energias renováveis. Eumar Novacki apresentou a agricultura brasileira como sustentável e ambientalmente responsável. E destacou que o país ainda tem 61% da sua vegetação nativa preservada.

O secretário defendeu ainda mudanças na matriz energética mundial para diminuir os índices de poluição. E ressaltou a posição do Brasil como produtor de energias renováveis.

Fonte: Globo Rural