Associados aprovam mudanças no Estatuto da ABCB Senepol

Gilmar Goudard

O Estatuto da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) teve mudanças aprovadas pelos associados durante Assembleia Geral realizada no dia 3 de setembro, dentro da programação da Exposição Agropecuária de Uberlândia/MG – Camaru Agronegócios 2016. Todas as alterações apresentadas pelo presidente da entidade, Gilmar Goudard, foram aprovadas pelos 102 associados presentes. As mudanças estatutárias permitirão a padronização das referências à ABCB Senepol em todos os artigos do Estatuto, além de garantir a modernização e adequação dos artigos à atual realidade do setor. “Todas as propostas foram aprovadas e vão beneficiar os criadores da raça, pois garantirão que os procedimentos para evolução do Senepol tenham continuidade.“, destaca Goudard.

O novo Estatuto segue para registro em cartório, passando a vigorar imediatamente após este trâmite.

Durante a Assembleia, os associados também aprovaram a aquisição de equipamento eletrônico para medições de CAR (Consumo Alimentar Residual), cujos dados serão utilizados em pesquisas com a raça. Além de avaliar a conversão alimentar e o ganho de peso dos animais, os estudos permitirão também definir indicadores ligados à qualidade de carcaça, área de olho de lombo, dentre outros.

O CAR é uma característica de eficiência alimentar calculado como a diferença entre o consumo observado e o consumo estimado levando-se em conta o peso metabólico e o ganho de peso. É importante não só pelos impactos econômicos diretos da redução do consumo de alimentos, como também pelos efeitos do impacto ambiental na redução da produção do metano proveniente da fermentação entérica dos ruminantes. Animais mais eficientes têm um CAR negativo e os menos eficientes têm um CAR positivo. As pesquisas permitirão aos criadores de Senepol ter mais dados referentes à eficiência alimentar da raça e utilizá-los em seus sistemas de seleção, garantindo ao mercado animais altamente eficientes.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique
(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes