Publique

ABCZ acompanha ABIEC e mostra pecuária moderna

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) participa pela primeira vez, entre os dias 10 e 14 de outubro, da ANUGA 2015, uma das maiores feiras de alimentos do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha. A convite da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), com organização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABCZ e outras entidades e empresas brasileiras irão mostrar aos visitantes da feira a evolução da pecuária brasileira e a qualidade de sua carne bovina, exportada para mais de 120 países.

A carne bovina brasileira será apresentada em um estande de 669m² na Feira de Anuga. Para promover e reforçar a qualidade do produto nacional a ABIEC e as empresas exportadoras levarão 900 kg de carne – filet mignon, picanha, filet de costela, costela de dianteiro e celha (capa do entrecote) – para realização de churrascos e degustação nos dias da feira.

A União Europeia é um dos principais mercados para a carne brasileira. Nos primeiros oito meses do ano (janeiro a agosto), foram exportadas 73,4 mil toneladas de carne bovina brasileira com faturamento de mais de US$ 491 milhões, colocando a UE em segundo lugar no ranking dos maiores importadores do Brasil.

Se contar somente o mês de agosto de 2015, pela primeira vez no ano, a União Europeia foi o mercado que mais comprou carne brasileira com faturamento de US$ 71 milhões, um crescimento de 20,86% com relação a julho de 2015. Houve crescimento também em volume com relação ao mês anterior de 23%, com o embarque de 11,2 mil toneladas.

“A Anuga é o ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina e onde temos a oportunidade ímpar de reforçar, para um público altamente qualificado de todo o mundo, o potencial do produto brasileiro”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Em uma área de 280.000 m², a Anuga conta com 7.000 expositores de mais de 100 países e espera receber um público acima de 155.000 visitantes. Na última edição, em 2013, a ABIEC recebeu mais de 6.000 visitantes em seu estande.

Participação da ABCZ

A ABCZ será representada no evento pelo Presidente Luiz Claudio Paranhos e pelo superintendente de Marketing e Comercial, Juan Lebron. Além da presença dos representantes da entidade, a ABCZ levará para Anuga um material institucional especialmente desenvolvido para apresentar aos visitantes da feira, informações relevantes sobre a pecuária brasileira. “Entre as informações que compõem o folder estão alguns dados que são desconhecidos do consumidor europeu, como o fato do Brasil possuir em torno de 60% de suas áreas naturais preservadas; o impacto no melhoramento genético no aumento expressivo da produção: em 10 anos, o rebanho bovino cresceu 1,9% e a produção de carne aumentou 18,2%; e os ganhos sociais e ambientais provenientes da utilização das raças zebuínas, que permitiram a verticalização da pecuária brasileira”, comenta o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

Com informações da ABIEC.